Cabo de Guerra eletroestático

 Dentro de cada pedaço de matéria há átomos, compostos de prótons, elétrons e nêutrons, e essas subpartículas possuem cargas elétricas. A carga elétrica é uma propriedade intrínseca das partículas fundamentais de que é feita a matéria, e a grande maioria dos objetos contém quantidades iguais de dois tipos de cargas: positivas e negativas. Quando existe equilíbrio de cargas, dizemos que o objeto é eletricamente neutro, já quando a quantidade de cargas é diferente, o objeto está eletricamente carregado. Os objetos eletricamente carregados interagem exercendo uma força sobre outros objetos. E uma das maneiras dos objetos serem “eletrificados” é a eletrificação por atrito, onde dois objetos são atritados e ocorre um desequilíbrio entre as cargas, tornando os objetos eletricamente carregados.

os materiais são:

.Bexigas 

Latinhas de refrigerante vazias

 Métodos e desenvolvimento:

 As bexigas foram enchidas com ar, uma marcação com fita foi utilizada para demarcar o meio do “campo”, e a lata vazia foi posicionada ao centro do campo, deitada, de maneira que sua movimentação estivesse livre. As bexigas cheias foram esfregadas na roupa, em flanelas ou até mesmo no cabelo, para que fossem eletrificadas e aproximadas da lata para visualizar os impactos do atrito.

Resultados e discussão:

 Com a aproximação da bexiga, anteriormente atritada,na lata, foi possível observar uma atração da lata em direção a bexiga. O processo de atritar a bexiga, fornece energia aos elétrons que saltam para outros átomos, causando uma falta de elétrons em um material e um excesso no outro, proporcionando um desequilíbrio de cargas. Eesse desequilíbrio elétrico impacta no “surgimento” de uma força de atração ou repulsão a outros materiais, denominada força coulombiana ou força elétrica. Essa força é responsável pela atração da latinha na direção da bexiga, e a partir dessas propriedades é que foi possível realizar um cabo de guerra com duas bexigas, sendo que a bexiga que estivesse mais desequilibrada eletricamente, possuiria maior força de atração.


bibliografia: 
.google scholar:

.https://periodicos.univag.com.br/index.php/motivando/article/download/1867/2015

HOLSBACH, Rafaela Santos et al. CABO DE GUERRA ELETROSTÁTICO. ANAIS DA MOTIVANDO: FEIRA DE INOVAÇÃO E CIÊNCIAS DO UNIVAG, n. 02, 2022.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4° postagem obrigatoria: Motores

3° postagem obrigatoria : EX aluno que participou do projeto robô gladiador

2°postagem obrigatória GRANDEZAS ASSOCIADAS AO ROBO GLADIADOR